Notícias EolicaBR
noticia
Geral

Pesquisa voltada para o reaproveitamento do vidro receberá recurso do governo no Paraná

Pesquisa voltada para o reaproveitamento do vidro receberá recurso do governo no Paraná

Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTPR), Campus de Toledo, foi aprovada na Seleção de Projetos 2019 do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Voltada para o reaproveitamento do vidro, a pesquisa agora receberá um recurso de 2,9 milhões de reais para alavancar ainda mais o estudo e permitir que ações voltadas para o reaproveitamento de resíduos vítreos de aterros sanitários sejam desenvolvidas.

De acordo com a UTPR o estudo foi desenvolvido pelo grupo de Polímeros e Nanoestruturas (Gpan) do campus e agora com o incentivo do governo será possível fazer a aquisição de equipamentos de grande porte como Difratômetro de Raios-X, Microscópio Eletrônico, LIBS e Analisador de tamanho de partículas, entre outros.

O objetivo principal da pesquisa sempre teve como base desenvolver metodologias sustentáveis para a reutilização de resíduos vítreos encontrados em aterros sanitários e dessa forma promover soluções e produtos com maior valor agregado, possibilitando, assim, o fortalecimento e a construção de uma cadeia regional de reciclagem do vidro.

Em 2017 o Gpan já havia sido premiado pelo Prêmio 3M, o qual deu destaque ao projeto desenvolvido pelo grupo para que resíduos de vidraçarias comerciais fossem reciclados e utilizados na construção civil de maneira sustentável e com baixo custo. O investimento da nova pesquisa agora permitirá que um laboratório seja criado e desenvolva metodologias para o processamento de resíduos.

Na visão do professor Ricardo Schneider, líder do Gpan, os novos recursos permitirão que estudos de alto impacto social na área de resíduos vítreos assim como a construção do novo laboratório. “A ideia é viabilizar a construção de um laboratório dedicado ao estudo e desenvolvimento de metodologias de processamento de resíduos, que possam colocar a região como referência nesse tipo de atividade” ressaltou ele.


Fonte: Portal Eólica BR

comentar este link: http://eolicabr.com.br/noticias/599/Pesquisa-voltada-para-o-reaproveitamento-do-vidro-recebera-recurso-do-governo-no-Parana/

Banner EolicaBR
Banner EolicaBR