Notícias EolicaBR
noticia
Economia

Biomassa Residual pode ser alternativa de energia para regiões mais pobres

Biomassa Residual pode ser alternativa de energia para regiões mais pobres

A produção de energia limpa através da biomassa pode favorecer regiões mais pobres do Brasil. O uso de resíduos para geração de energia é vista como uma alternativa importante já que favorece o setor renovável e reduz problemas ambientais e sociais.

Um estudo produzido pelo Grupo de Pesquisa em Bioenergia em parceira com o Instituto de Energia e Ambiente (IEE) e também a Universidade de São Paulo destaca que a geração de energia através de resíduos pode permitir o acesso a energia em cidades brasileiras com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo.

A pesquisa desenvolvida mostra que o acesso a energia elétrica através da biomassa residual em regiões mais pobres favorece as atividades produtivas do local, diminui as emissões de gases poluentes, contribui para o descarte correto do lixo e também traz impactos positivos no IDH dos municípios e reduz a desigualdade social.

A biomassa residual segundo os especialistas pode permitir o acesso a energia pelas regiões pobres, visto que a energia tem um peso crítico no desenvolvimento econômico. "O uso da biomassa para geração da eletricidade tem como principais vantagens as baixas/nulas emissões de gases de efeito estufa, melhores práticas agroindustriais, geração de empregos, diversificação da matriz energética" destaca a pesquisa.


Fonte: Portal Eólica BR

comentar este link: http://eolicabr.com.br/noticias/666/Biomassa-Residual-pode-ser-alternativa-de-energia-para-regioes-mais-pobres/

Banner EolicaBR
Banner EolicaBR