Notícias EolicaBR
noticia
Energia Renovável

Microalgas cultivadas em águas residuais podem favorecer mercado de biocombustíveis

Microalgas cultivadas em águas residuais podem favorecer mercado de biocombustíveis

A produção de energia renovável através da biomassa residual vem sendo estudado por diversos especialistas no Brasil.

A Universidade Federal da Bahia divulgou recentemente que o cultivo de microalgas heterotróficas em afluentes de estação de tratamento de esgoto possuem um grande rendimento, visto que os mesmos contam com um potencial gigantesco de nutrientes.

A microalga produzida nos afluentes foi considerada uma ótima espécie para produção de biodiesel de 3ª geração. Atualmente a produção de biocombustível no Brasil vem da cana e a expectativa agora é que o setor de bioenergia do país consolide as microalgas como fonte possível para a produção de biocombustível.

O cultivo da microalga em águas residuais demonstra ser uma técnica viável já que as mesmas absorvem nutrientes como fósforo e nitrogênio e também são capazes de converter poluentes orgânicos em lipídios e proteínas, que por sua vez, podem ser transformados em biocombustível.

O estudo completo realizado na Bahia pode ser acessado na edição 43 da revista Biomassa BR online. Todo o processo, assim como resultados e conclusões podem ser encontradas através do site www.revistabiomassabr.com.br.


Fonte: Portal Eólica BR

comentar este link: http://eolicabr.com.br/noticias/671/Microalgas-cultivadas-em-aguas-residuais-podem-favorecer-mercado-de-biocombustiveis/

Banner EolicaBR
Banner EolicaBR