Notícias EolicaBR
noticia
Geral

Integrantes do Smart Energy visitam usina solar da Sanepar

Integrantes do Smart Energy visitam usina solar da Sanepar

Integrantes do Comitê Gestor do Projeto Smart Energy Paraná visitaram a usina solar flutuante da Sanepar, instalada na captação de água do Sistema Passaúna, em Curitiba. O Smart Energy é uma das ações do Programa Paranaense de Energias Renováveis, que tem foco no uso da geração de energia elétrica distribuída no Estado. Eles foram recebidos pelo gerente de Pesquisa e Inovação da Sanepar, Gustavo Possetti, e sua equipe. Luiz Henrique Novak e Maurício Bergamini Scheer, ambos engenheiros e pesquisadores da Sanepar, contribuíram com a exposição do projeto e de suas perspectivas de estudo.

Inaugurada no início de dezembro, a usina solar ocupa área de 1.200 m² sobre a represa do Passaúna, com 396 módulos fotovoltaicos de 330 watts de potência cada, os quais estão instalados sobre flutuadores. “Trata-se da primeira usina solar flutuante instalada por uma companhia de saneamento no Brasil. O projeto é uma de nossas iniciativas de inovação voltadas para a busca de soluções que promovam a sustentabilidade dos nossos negócios. A geração alternativa de energia elétrica é aderente às estratégias globais de desenvolvimento sustentável”, afirma Possetti.

Possetti explica ainda que a Sanepar, junto com seus parceiros estratégicos, estão avaliando aspectos que vão além da geração distribuída de energia elétrica. Segundo o gerente, acredita-se que a presença de placas fotovoltaicas sobre a lâmina de água nas represas gere benefícios associados com a qualidade e a quantidade da água para abastecimento público. “Isso porque a presença da usina deve inibir o desenvolvimento de algas e a evapotranspiração. A redução das emissões de gases indutores de efeito estufa e o aumento da eficiência de conversão das placas fotovoltaicas também são efeitos esperados com a instalação da usina solar flutuante”, esclarece.

Também serão executados estudos sobre a correlação do desempenho da usina com variáveis climatológicas, bem como sobre o método de ancoragem da usina. "É uma unidade de demonstração com escala apropriada para a realização de diversas pesquisas que subsidirão a Sanepar acerca das viabilidades técnica e econômica de expansão da iniciativa”, resume Possetti.

O presidente do Comitê Gestor do Smart Energy Paraná, Paulo Afonso Schmidt, considera importante conhecer in loco um projeto que pode trazer resultados para a busca de fontes de energia renováveis. “É um projeto aparentemente simples, mas bastante complexo, com diversas variáveis. Isso é de interesse da comunidade, do Paraná”, disse.

O diretor da Paraná Metrologia e integrante da Governança do Smart Energy, Celso Kloss, elogiou o ineditismo e o vanguardismo da iniciativa da Sanepar. “O projeto é uma inovação e, uma vez dando certo, poderá ser multiplicado, o que trará para o Paraná capacidade cada vez maior de inovar e de produzir energia elétrica através de fontes renováveis. Isso torna o Paraná cada vez mais líder em relação aos sistemas inteligentes e representa também a força e a capacidade do paranaense em inovar e empreender”.

Participaram da visita também representantes da SETI, Tecpar, Copel, Lactec, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Tecpar, Abiogas, Cibiogas e da Eletrosul.



Fonte: Assessoria


b>Participe do Principal evento do setor GD com Fontes Renováveis da Região Sudeste no 1º semestre de 2020!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Informações gerais:
Data: 18 e 19 de março de 2020
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Site: http://www.forumgdsudeste.com.br/

Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

comentar este link: http://eolicabr.com.br/noticias/697/Integrantes-do-Smart-Energy-visitam-usina-solar-da-Sanepar/

Banner EolicaBR
Banner EolicaBR