Notícias EolicaBR
noticia
Economia

Especialista destaca potencial da geração distribuída para municípios e estados

Especialista destaca potencial da geração distribuída para municípios e estados

O Programa de Desenvolvimento de Cidades e Estados Sustentáveis foi tema do Congresso Brasileiro de Geração Distribuída (CBGD) no final de 2019. Desenvolvido pelo Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o programa faz parte das ações do instituto em promover a produção de energia renovável no estado.

De acordo o especialista Leonardo Santos, um dos responsáveis pelo projeto, o programa se tornou inovador por uma relação muito clara com a geração de energia pelos governos, tanto estados como prefeituras.

Através de um grande laboratório de pesquisa, o programa estudou a lógica de infraestrutura urbana voltado para a geração de energia. Santos ressalta que a geração de energia através da geração distribuída pelo governo ainda não está preparada para adquirir somente equipamentos de geração distribuída, visto que a falta de conhecimento sobre como manter a manutenção e operá-lo é ineficiente.

O programa vem para ajudar a parte governamental tanto em nível estadual como municipal a fazer a melhor escolha para evoluir em questões ambientais, porém sem problemas na execução. “É muito mais inteligente para o setor privado fazer um investimento, desenvolver esse empreendimento de uma mini usina e aí fazer uma concessão, uma espécie de locação durante o período de 25 anos para as prefeituras e estados” explica Santos.

As parcerias e consórcios para cidades pequenas também foram ressaltadas pelo especialista durante o congresso. O consumo de energia pelo mercado público é enorme, ou seja, se torna um grande mercado para a geração distribuída no país e que deve ser explorado. O vídeo completo da palestra pode ser acessado no canal Solar TV Brasil no youtube.


Fonte: Portal Eólica BR


Participe do Principal evento do setor GD com Fontes Renováveis da Região Sudeste no 1º semestre de 2020!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Informações gerais:
Data: 18 e 19 de março de 2020
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Site: http://www.forumgdsudeste.com.br/

Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

comentar este link: http://eolicabr.com.br/noticias/702/Especialista-destaca-potencial-da-geracao-distribuida-para-municipios-e-estados/

Banner EolicaBR
Banner EolicaBR